Ensino Médio

REFORMA DO ENSINO MÉDIO

 

A partir de 2022, o Ensino Médio dos Colégios que integram a Rede NSD contará com uma nova proposta curricular, seguindo as determinações da Lei 13.415/2017, que prevê mudanças para esse nível de ensino em instituições públicas e privadas.

As mudanças curriculares serão implementadas de forma gradativa, sendo vivenciadas em 2022 pelos estudantes da 1ª série, 2023 pelos alunos da 1ª e 2ª séries e em 2024 pelos alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

A proposta da Rede NSD para o Ensino Médio é fruto de estudos participativos e de um processo dialógico entre profissionais de nossas instituições, sob a orientação de consultores de renome no meio educacional. Porém, nosso diálogo não se encerra aqui. Em 2022 teremos muitos momentos de escuta ativa dos alunos e de reflexões com nossos profissionais sobre os caminhos que estamos trilhando.

Nosso currículo consiste na aprendizagem essencial das quatro áreas do conhecimento, conforme previsto na BNCC, assegurando, desse modo, um processo de formação integral e a aquisição de conhecimentos compartilhados pelos diferentes perfis dos estudantes, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista.

Em relação aos Itinerários Formativos, a proposta da Rede NSD está ancorada em um programa integrador, composto por núcleos de aprofundamento, nos quais os estudantes terão a oportunidade de ampliar seus estudos nas quatro áreas do conhecimento, a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados, por meio de práticas pedagógicas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outras.

O Itinerário Integrador oferecido pela Rede NSD foi organizado a partir de quatro Trilhas de Aprendizagem: Trilha de Investigação Cientifica, Trilha de Linguagens, Cultura e Autoria, Trilha de Humanidades, indivíduos e Sociedade e Trilha de Empreendedorismo e inovação.

Com o objetivo de  garantir  que  os  estudantes  experimentem  diferentes  situações  de aprendizagem e desenvolvam um conjunto diversificado de habilidades relevantes para   sua formação integral, cada Trilha de Aprendizagem foi estruturada a partir dos quatro eixos, complementares: Investigação Científica; Processos Criativos; Mediação e Intervenção Sociocultural; Empreendedorismo.

Para além da implementação de toda a estrutura curricular e legal, a  Rede  NSD,  sempre voltada para a Educação Integral, já em 2021 ofereceu, para os alunos do Ensino Médio, a disciplina Projeto de Vida. Essa disciplina propicia aos  estudantes  o desenvolvimento de habilidades e competências que os levem a construir o seu projeto de vida, de acordo com suas preferências,  respeitando   a   responsabilidade   social   de   cada um,  e  favorecendo   o autoconhecimento, o conhecimento do outro e do meio em que   vivem.

A Rede NSD reafirma aqui o seu compromisso de manter investimentos na formação de cidadãos íntegros e éticos, comprometidos com a construção de uma sociedade justa e humana. Não mediremos esforços para continuar oferecendo a todos nada menos do que a excelência acadêmica e humana.

Corpo Docente

COORDENAÇÃO

Hércules Avancini

PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ana Tereza Silva Costa

PROFESSOR DE LITERATURA 1ª, 2ª E 3ª SÉRIE E DE REDAÇÃO 2ª E 3 SÉRIE

Maxsandro Ferreira Soares

PROFESSOR DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E ENSINO RELIGIOSO

Raphael Ribeiro Machado

PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA

Vânia Moreira de Souza Ferreira

PROFESSOR DE HISTÓRIA

Renan Vinícius Magalhães

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Leonardo Henrique de Paiva Almeida

PROJETO DE VIDA

Wender de Alvarenga Gualberto

PROFESSORA DE MATEMÁTICA

Maria Auxiliadora Lage

PROFESSOR DE FÍSICA

Flávio Geraldo Rosa Martins

PROFESSORA DE QUÍMICA

Giane Aparecida Andrade Fontes

PROFESSOR DE BIOLOGIA

Marco Antônio de Azevedo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Karide Macedo Félix

Documentos

Acesse aqui os documentos importantes para o ano letivo

Galeria de Fotos