Na manhã do último sábado (30), alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas municipais e privadas de Itabira receberam premiação do concurso de redação promovido pelo Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos participantes desenvolveram a redação a partir do tema: “Como a arte e a literatura podem transformar pessoas e mundos”, tendo como base a exposição – Ocupação Dom Quixote, Potinari e Drummond.
Lívia Figueiredo Coelho, aluna da terceira série do Ensino Médio, garantiu o primeiro lugar na categoria de 15 a 18 anos. A estudante se preparou para o concurso. “Para mim é muito gratificante, tanto pelo significado acadêmico, quanto pela importância que este prêmio carrega e também pela importância da existência desse festival aqui na cidade e toda história com a literatura que a cidade tem. Estimular a cultura, a arte, a literatura, que são coisas fundamentais para transformar a sociedade e a gente como indivíduo” disse a estudante.
O concurso de redação envolveu 26 escolas, incluindo escolas da área rural de Itabira, com a participação de cerca de 5 mil alunos. A seleção das redações participantes ficou sob a responsabilidade de cada instituição. As escolas enviaram as redações que iriam representá-las para a comissão julgadora analisar e destacar os vencedores.
Categoria 15 a 18 anos
– Primeiro Lugar: Lívia Figueiredo Coelho (17 anos)
Colégio Nossa Senhora das Dores
– Segundo lugar: Pedro Augusto de Oliveira Reis (15 anos)
Centro Educacional Campos
– Terceiro Lugar: Brenda Rodrigues de Almeida (15anos)
Escola Municipal Antônio Camilo Alvim
*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Itabira.