Iniciação Científica

Vislumbrando um panorama em que as mudanças curriculares vêm se processando, a Rede Nossa Senhora das Dores, mais uma vez sai na frente, e lança ainda em 2021 um projeto de grande relevância para os alunos do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores – O Projeto de Iniciação Cientifica.

Esse Projeto foi desenvolvido de forma extracurricular em 2021, e, teve como objetivo principal, ampliar a capacidade de investigação e compreensão dos estudantes, ao aplicar o conhecimento sistematizado através de práticas e produções científicas.

Partimos do pressuposto de que nossos jovens compreendem a ciência e seus fenômenos a partir da diversidade e das múltiplas linguagens, nas quais o conhecimento é mais do que um constructo teórico, mas sim uma análise e descoberta do mundo em que vivem.

Dessa forma elaboramos um programa com a duração de 4 meses, no qual os alunos do CNSD tiveram a oportunidade de vivenciar todo o processo de pesquisa como uma ferramenta didático-metodológica, dentro e fora da sala de aula. Trabalhamos a partir do princípio investigativo, no qual a curiosidade e a pergunta foram os pressupostos fundamentais do aprendizado de forma a garantir emancipação dos alunos e seu entendimento da realidade, tornando o ensino mais atraente, prazeroso e de qualidade. Nesse contexto de aprendizagem, os professores também assumiram outros papeis como o de instigador e problematizador do conhecimento por meio da pesquisa, e os estudantes, autores de suas aprendizagens e de seus desejos de conhecer o mundo.

Como culminância do trabalho os alunos redigiram seus projetos de pesquisa de acordo com as normas da ABNT e tiveram a oportunidade de apresentar os seus Projetos para uma Banca Examinadora composta por professores do Colégio Nossa Senhora das Dores, da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Federal de Itajubá.

O resultado desse trabalho superou as nossas expectativas e encantou os professores da Banca. De acordo com Flávio Henrique F. Barbosa da Universidade Federal de Sergipe “     Trabalhar a metodologia cientifica com alunos do  Ensino Médio é maravilhoso(…) O trabalho aqui apresentado foi de grande expressão e gostaria de parabenizar a equipe de professores que preparam tão bem esses alunos para estarem aqui hoje falando com tanta propriedade ”. Para o professor Fabricio (?) da Universidade Federal de Itajubá, os alunos “ Desenvolveram temas muito atuais e de extrema relevância como a biotecnologia(…) Ver alunos de 14 e 15 anos discorrendo sobre esses temas com tanta desenvoltura é extremamente gratificante ”. A professora Mayra que acompanha esse grupo de alunos deste o Ensino Fundamental – Anos Iniciais destacou “ é notório o crescimento dos alunos e de grande relevância os temas abordados, fico muito orgulhosa de ver os alunos falando com tanta propriedade”. E professora Neuza Silva idealizadora do Projeto destacou a postura dos alunos enquanto pesquisadores, o desenvolvimento de habilidades de escrita e de oralidade e o domínio do tema que se propuseram a trabalhar. Ressaltou ainda a importância do trabalho dos professores Pablo e Giane que atuaram como orientadores brilhantes e parabenizou a coordenadora Giselle Drumond pela excelência do trabalho que vem realizando em todos os projetos do CNSD com os alunos Ensino Médio, em especial com a Iniciação Cientifica.

Após o parecer dos membros da Banca os alunos receberam um certificado simbólico que posteriormente será registrado pelo CNSD e irá compor o histórico desses alunos.

A Rede NSD administra os colégios: