Dando continuidade às atividades do projeto “Conviver”, o CNSD realizou essa semana uma palestra com psicóloga Cláudia Bragança Costa, que conversou com os alunos das duas turmas do 6º ano, sobre os problemas enfrentados em consequência da pandemia.

Desta forma, a psicóloga Cláudia proporcionou aos alunos uma reflexão dialogada sobre o impacto da pandemia na vida dos adolescentes. Assim, contou a fábula do Beija Flor que diante de um incêndio na floresta trabalhou incessantemente, buscando água no rio para apagar o fogo e relacionou a solidariedade dos cientistas, profissionais da saúde, professores, vizinhos, amigos e familiares.

Além disso, ela deu oportunidade para que os alunos relatassem alguns sentimentos: “…tive medo de ficar doente, de perder pai, mãe e avós”. Alguns perderam entes queridos, sentiram falta da escola, das brincadeiras, das atividades esportivas, dos colegas, dos amigos, das viagens e de todo convívio social anterior a pandemia. Diante disso, a Cláudia proporcionou um momento de relaxamento, conduzindo os alunos a sentirem a respiração, o silêncio e o momento.

A palestra foi de suma importância para os alunos, em razão de orientá-los a crescer neste período, desenvolvendo a resiliência, a sabedoria e o equilíbrio. Também enfatizou a relevância de olhar o mundo com mais compreensão, exercitando o cuidado consigo mesmo e com o outro.